1. Home
    1. Como funciona
    1. Pós-graduação

Como funcionam os cursos de Pós-Graduação

  • Modalidade On-line

    Na modalidade On-line, os estudos são desenvolvidos a distância, sem que o aluno precise sair de sua residência para participar de atividades presenciais e não depende de formação de turma. Haverá apenas 01 encontro presencial no final do curso na cidade onde o aluno residir (mesmo que tenha apenas um aluno matriculado), onde o mesmo será convidado a fazer a AVP (Avaliação Presencial) e apresentar o TCC (Artigo ou Monografia), conforme data, horário e local programados pela UCAMPROMINAS ou de acordo com a necessidade e opção do próprio aluno. Durante o curso, o aluno fará uma AVD (avaliação a distância/on-line), pelo site no portal do aluno, sendo que, cada disciplina terá 10 questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta. Esta AVD tem o valor total de 10 pontos e será liberada para o aluno, (disciplina por disciplina) somente após a confirmação de pagamento de cada parcela do curso. O aluno fará também uma AVP (avaliação presencial), no encontro presencial no final do curso, sendo que, cada disciplina terá 05 questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta. Esta AVP tem o valor total de 10 pontos e será liberada para o aluno somente após a confirmação de pagamento da 10ª parcela quitada do curso. A equipe pedagógica da UCAMPROMINAS entrará em contato com o aluno, pelo menos 30 dias antes, informando a data, horário e local da avaliação presencial e apresentação do TCC.
  • Modalidade Semipresencial

    Na modalidade Semipresencial, os estudos também são desenvolvidos a distância, porém, o pós-graduando deverá participar de 02 encontros presenciais na cidade polo escolhida por ele no ato da matrícula (se houver formação de turma), para fazer as AVPs (Avaliações Presenciais) e apresentar o TCC (artigo ou monografia), conforme datas, horários e locais programados pela UCAMPROMINAS. Caso não tenha formação de turma na cidade escolhida, o pós-graduando poderá participar e fazer as atividades presenciais dos 02 encontros, em qualquer outra cidade próxima de sua residência ou optar pela modalidade on-line. Durante o curso, o aluno fará uma AVD (Avaliação a Distância) pelo site/Portal do Aluno, no valor de 10 pontos, sendo 10 questões para cada disciplina e duas AVP (Avaliação Presencial) no valor de 10 pontos cada. Exemplo 1: (AVD = 9 + AVP1 = 7) = 16 /2 = 8 = Nota Final do 1º. ao 5º módulo/disciplina. Exemplo 2: (AVD = 9 + AVP2 = 10) = 19/ 2 = 9,5 = Nota Final do 6º. ao último módulo/disciplina. 1º ENCONTRO = haverá informações sobre o funcionamento do curso, apresentação do TCC e AVP (Avaliações Presenciais) questões abertas. 2º ENCONTRO = haverá instruções de como fazer o TCC, apresentação do TCC e AVP (Avaliações Presenciais) questões abertas.
  • Por se tratar de um modelo de ensino individualizado e exclusivo, o aluno pode se matricular a qualquer momento em uma de nossas modalidades de ensino: ON-LINE ou SEMIPRESENCIAL, através do site: www.ucamprominas.com.br ou diretamente com nossos parceiros em todo o Brasil. Se a inscrição for feita com o parceiro, a taxa de matrícula no valor de R$ 180,00 deverá ser paga diretamente ao mesmo e se a inscrição for feita pelo site: www.ucamprominas.com.br, a taxa de matrícula deverá ser paga via boleto bancário em nome da UCAMPROMINAS. Havendo desistência por parte do aluno, os valores referentes à taxa de matrícula e mensalidades não serão restituídos. Em caso de atraso do pagamento da mensalidade, será cobrada multa de 2% ( dois por cento) sobre o valor e mais juros de 0,033% (zero vírgula zero trinta e três por cento) ao dia, até o prazo máximo de 30 dias.
  • Documentação exigida (todas as páginas deverão ser autenticadas em cartório): Diploma e Histórico da graduação, CPF, Carteira de identidade, Certidão de Casamento ou Nascimento e 02 fotos recentes e atuais (3 x 4).
    Obs: Caso o aluno não tenha o diploma de curso superior, poderá fazer a matrícula com a declaração de colação de grau ou declaração de conclusão de curso superior, até o diploma ficar pronto. Atenção: A carteira de motorista, carteira funcional, OAB ou CRC não substitui a carteira de identidade. Todas as autenticações devem ser originais, não será aceita cópia da autenticação.
  • Após a confirmação do cadastro, o aluno receberá um usuário e senha (provisórios), sendo que o usuário será o próprio CPF do aluno (somente os números sem pontos e hífen) e a senha (prominas123), cabendo ao aluno acessar o site: www.ucamprominas.com.br e criar usuário e senha definitivos e pessoais para acessar o Portal do Aluno/AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, local em que estará disponível: impressão dos boletos das mensalidades e taxas adicionais, todo material didático (gratuito), avaliações, notas, biblioteca virtual, modelo de TCC e outros. Sendo que, entre o recebimento do usuário e senha provisórios e o cadastro do usuário e senha oficiais, pode demorar até 04 dias para que o aluno tenha acesso liberado no Portal.
  • Através do e-mail: pedagogico@institutoprominas.com.br ou telefone (31) 3865.1401, o aluno poderá contar com o apoio e acompanhamento pedagógico de um professor, de segunda a sexta-feira, de 8h as 12h e de 13h15min as 18h, para esclarecer todas e quaisquer dúvidas sobre o curso e orientações sobre o TCC (artigo ou monografia). Se por motivos justificáveis, o aluno atrasar a apresentação do TCC (Artigo ou Monografia) até o 12º mês de curso, este, terá o prazo máximo até o 15º mês de curso para fazer seu TCC e enviar para correção via e-mail: secretaria@institutoprominas.com.br.
  • Para concluir o curso e receber o certificado emitido pela UCAM – Universidade Candido Mendes, o pós-graduando deverá cumprir os pilares obrigatórios:
    a. Todos os cursos deverão ter duração mínima de 06 meses e máxima de 18 meses, contados a partir da data de pagamento da 1ª mensalidade, exceto, o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho que deverá ter duração mínima de 12 meses;
    b. Ser aprovado na AVD - (Avaliação a Distância/On-line) em todas as disciplinas com nota mínima de 07 pontos, que será feita pelo site/Portal do Aluno.
    c. Ser aprovado na AVP - (Avaliação Presencial), em todas as disciplinas com nota mínima de 07 pontos, que será feita no encontro presencial no final do curso, após a 10ª parcela quitada;
    d. Ter quitado todas as parcelas do curso;
    e. Entregar todas as documentações exigidas (autenticadas em cartório);
    f. Ser aprovado no TCC (artigo ou monografia) com nota mínima de 07 pontos.
    Atenção: O aluno poderá enviar o TCC para correção a qualquer momento, após a comprovação do pagamento da 1ª mensalidade do curso.
    g. Ser aprovado no Estágio Supervisionado com nota mínima de 07 pontos.
    Atenção: O estágio é obrigatório somente para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho e poderá ser feito a partir do 6º. mês de curso.
  • O curso atende todas as exigências da Resolução No. 01 do dia 08/06/2007 e da Portaria do MEC No. 1.282 do dia 26/10/2010 e publicada no DOU – Diário Oficial da União no dia 27/10/2010 – Seção 01 e Página: 38, com validade em todo território nacional. O Certificado de Conclusão de Curso será emitido pela UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES e entregue ao aluno no prazo mínimo de 60 dias e no máximo em até 150 dias (somente em caso de extrema necessidade), após o aluno cumprir todos os pilares obrigatórios para conclusão do curso.
  • O Certificado da UCAM – Universidade Candido Mendes atende também todas as exigências da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais que decidiu usar a avaliação da CAPES/MEC, para pontuar, classificar e nomear os candidatos de concurso público. Assim como a Secretaria de Educação de Minas Gerais, várias outras Secretarias Estaduais de Educação, estão exigindo que os candidatos a concursos públicos, sejam Certificados em cursos de Pós-Graduação lato sensu/especialização, por instituições de ensino superior que tenham cursos de Mestrado ou Doutorado com nota superior a 03 pontos. A UCAM tem 07 cursos de Mestrado com nota superior a 03 pontos e 02 cursos de Doutorado com nota máxima de 07 pontos. Estas informações poderão ser conferidas pelo link abaixo: Leia aqui maiores informações da CAPES
Como funciona