Ex-aluno da UCAM tem artigo publicado em veículo do Rio Grande do Sul

“A experiência foi positiva, pois o curso oportunizou o desenvolvimento das qualificações e ampliou o meu conhecimento”. Esse é o sentimento de Sérgio Pereira da Silva Junior, 38, ex-aluno da UCAM, que teve seu artigo publicado início do mês de abril no portal de notícias IjuiNews, da cidade de Ijuí-RS. Especialista em Gestão de Segurança Pública e Privada, o ex-aluno atua como agente penitenciário na cidade de Osório-RS e iniciou a pós-graduação em Gestão do Sistema Prisional em maio de 2017, finalizando em março de 2018, com o intuito de se especializar na área de atuação.

A escolha do tema “Gerenciamento de Crises Prisionais” deu-se pela afinidade e também pela importância do tema para o sistema prisional de hoje. “A situação prisional atual é delicada e preocupante. A cada dia que se passa aumenta a população carcerária e se faz necessário que se tenham grupos de ações especiais e de contenções táticas nas casas prisionais, como forma de gerenciar as crises no interior desses locais”, explica Sérgio.

O processo de elaboração do artigo ocorreu por meio de uma pesquisa descritiva e também explicativa, pois descreve as características de determinada população, ou determinado fenômeno, como também tem o objetivo de explicar as questões que envolvem o gerenciamento de crise no sistema penitenciário. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base em material publicado em diversos meios (livros, jornais, revistas, mídias eletrônicas), com material acessível ao publico em geral.

O ex-aluno enaltece a importância da formação para o profissional do sistema prisional, devido sua colaboração para o seu desenvolvimento e realização das atividades diárias. “Facilitou muito no desenvolvimento do tema abordado, e vale lembrar que a falta de treinamento adequado e falta de comprometimento são fatores que podem colocar em risco qualquer gerenciamento de crise”, afirma.

O Instituto Prominas contribuiu no desenvolvimento do artigo por meio do material didático, biblioteca virtual e o apoio do tutor Marcos Antônio de Paula, ao qual prestou assistência durante todo o processo. Além disso, Sérgio contou com a colaboração de amigos, colegas e mestres, que auxiliaram no desenvolvimento e conclusão do projeto.

“O curso atingiu todos os meus objetivos planejados, ampliando o meu conhecimento na Gestão do Sistema Prisional. Recomendo o curso e a Instituição, uma vez que ela proporciona aos alunos a realização de suas metas” concluiu.

Dica: Acesse o link e conheça alguns de nossos cursos voltados para a área social.

Cenário nacional

Hoje, no Brasil existem cerca de 720 mil presos, o que faz a população carcerária nacional a terceira maior do mundo, sendo 290 mil aproximadamente, sem condenação. “Infelizmente o sistema carcerário brasileiro passa por uma enorme crise. No Brasil se tem uma cultura do ponto de vista jurídico-penal, encarceradora” ressalta o ex-aluno. Para Sérgio, uma solução importante para diminuir o contingente de presos no país seria as audiências de custodias, instrumento processual que determina que todo preso em flagrante seja levado à presença da autoridade judicial no prazo de 24 horas, para a avaliação da legalidade e necessidade de manutenção da prisão.



Grupo Prominas - Faça parte da nossa família!: https://t.co/oq1fdH1kOm via @YouTube

Prominas Mais - Programa de afiliados: https://t.co/EMGGQ1BHy6 via @YouTube

Prominas Mais - Programa de Afiliados: https://t.co/bPJfl5q1R5 via @YouTube

Enfrentando Preconceitos - Deficiência Auditiva: https://t.co/eXVyAVRxoM via @YouTube



Copyright 2002 © UCAMPROMINAS - Todos os direitos reservados