Aluna egressa apresentará artigo de conclusão de curso em congresso internacional

Vanda do Carmo Lucas, de Viçosa (MG), teve seu artigo “Tecnologias Educacionais e sua Efetivação no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Realidade de Duas Escolas de Ensino Médio, da Rede Pública Estadual de Viçosa-MG” aprovado para ser apresentado na edição desse ano do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET:EnPED), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O artigo será apresentado na etapa virtual do congresso e foi escrito como trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação, realizado por meio da parceria do Grupo Prominas com a Universidade Cândido Mendes (UCAM).

O interesse de Vanda em se especializar é constante e tem relação próxima com sua área de formação: a pedagogia. Segundo ela, a aprovação do artigo é um incentivo para continuar os estudos e, também, expressa o reconhecimento de sua dedicação. “Essa aprovação vai me dar a oportunidade para que eu possa continuar me qualificando. Além disso, é meu empenho pessoal sendo reconhecido e isso é muito positivo”, disse.

Ainda segundo Vanda, a realização da pós-graduação no Prominas foi fundamental para que ela pudesse participar do congresso. “O material do Prominas é bem completo. A oportunidade de fazer o trabalho final foi fundamental para conseguir essa aprovação. Estou muito empolgada e feliz com o resultado”, explica.

Para aqueles que têm interesse em publicar trabalhos acadêmicos, a pedagoga deixa uma dica: “estudem, pesquisem e leiam bastante sobre a produção de artigos científicos. A publicação de trabalhos também é importante para melhorar o currículo”, conclui.

 

A pesquisa

 A utilização e a expansão da tecnologia não podem ser ignoradas e, no ambiente escolar, a situação não é diferente. É nesse contexto que a pesquisa de Vanda se desenvolve, uma vez que busca compreender o impacto que a utilização de recursos tecnológicos tem em duas escolas da rede estadual de ensino.

Segundo ela, a utilização da tecnologia por si só não é eficaz para trazer benefícios no processo de ensino aprendizagem. “É preciso que haja instrução, acompanhamento e suporte para que essa tecnologia seja utilizada de forma efetiva dentro das escolas”, ressalta.

A pedagoga esclarece, ainda, que a falta de suporte para utilização dessa tecnologia contribui para que os profissionais da educação se sintam despreparados para lidar com tais recursos. “O professor, muitas vezes, não sabe utilizar a tecnologia que o estudante usa e fica perdido por essa falta de capacitação”, conclui.


Bárbara Costa

Autor: Bárbara Costa

Jornalista


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