Atrair, Conquistar e Fidelizar o Cliente | Tenha Sucesso Com Seu Público

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O índice de satisfação do Cliente mede o quanto o seu público é satisfeito com sua empresa. Assim como o vendedor que antes vendia em sua vizinhança anunciando pelo boca a boca, sabia que você também pode aumentar (e muito) suas vendas fazendo o mesmo na internet?

Contudo, você também pode ir à falência. Isso porque, se o produto ou serviço que você oferece for mau falado entre seus clientes, a reputação de seu produto estará perdida.

Por isso, é de suma importância que você esteja sempre atento à satisfação do seu Cliente.

As pessoas tendem a acreditar nos seus semelhantes, quando recebem a indicação de algum produto ou serviço.

Por isso, as estratégias para alavancar as vendas aumentaram muito na internet. Todavia, por outro lado, tudo que for dito, bem ou mau, sobre sua empresa ficará arquivado na rede.

Assim, o índice de satisfação do Cliente deve ser muito bem observado. Desta forma, você receberá indicações de novos Clientes e aumentará o lucro do seu negócio.

Leia também: 6 Dicas Incríveis Para Você Começar a Empreender

 

Como Melhorar a Satisfação do Cliente?

Para melhor o índice de satisfação do seu Cliente, opte por entregar um brinde juntamente com a compra feita por ele.

Lembre-se: as pessoas sempre tendem a fazer mais críticas negativas do que positivas.

Geralmente, o Cliente só fará uma crítica positiva se for bem atendido no pós-venda ou se sentir satisfeito com a qualidade do produto/serviço. Por isso, supere as expectativas do seu Cliente!

Outro ponto importante é ser humilde e aceitar as críticas. Afinal, você deve entender que não é possível agradar a todos. Entretanto, caso haja alguma situação delicada, nunca ataque o Cliente se for criticado por ele.

Cliente-fiel

Você deve ser humilde e reconhecer o erro. Mostre que fará o possível para melhorar.

Além disso, você também pode mostrar para o Cliente como o índice de satisfação da sua empresa cresceu. Pesquise sobre o seu público e saiba onde ele tem mais influência.

Assim, será possível acompanhar o que eles estão falando sobre você e, também, criar estratégias específicas para o seu público, atendendo às suas necessidades.

Outro ponto importante é mostrar ao Cliente o quanto ele é importante para a empresa. Fazer com que as pessoas sintam-se valorizadas será ótimo para o seu negócio.

 

Cliente Vip

Agora que você já identificou os seus Clientes mais fiéis, crie um grupo de Clientes Vips e interaja com eles.

Esses Clientes irão lhe ajudar a identificar as falhas e atitudes bem sucedidas no seu negócio. Além disso, eles podem, até mesmo, avaliar a aceitação de certo produto ou serviço.

Com grupos de Clientes Vips, você pode fazer eventos presenciais e ganhar fãs. Em alguns casos, será possível criar laços com o “cliente/advogado”, aquele que irá sempre defender sua empresa.

Outra dica importante é criar um manual de orientações sobre como os funcionários devem falar sobre sua empresa nas redes sociais.

Os funcionários estão mais próximos dos seus clientes e sabem mais sobre suas queixas e reclamações. Por isso, é preciso dar a eles o melhor direcionamento possível.

Além disso, faça o engajamento das pessoas que estão mais próxima de você. Parentes e amigos precisam interagir e elogiar seu produto ou serviço. Afinal, por mais que você aumente sua popularidade na rede, as pessoas mais próximas de você são as que mais influenciam.

Por fim, use um pouco do seu humor. Mas saiba dosar! Não seja sério demais e nem engraçado demais. Falar com o seu público como um amigo pode aumentar o índice de satisfação do cliente. Todavia, é preciso sempre deixar claro que ele é um cliente e você é a empresa.

Confira 6 Dicas que Irão Lhe Ajudar na Retenção de Clientes:

 

# 01. Conheça Seu Cliente

O atendimento personalizado é uma peça-chave na interação entre uma empresa e os consumidores. Conhecer bem o perfil deles e mostrar interesse em suas preferências, hábitos e necessidades é fundamental para agradá-los.

Por isso, vale a pena ter uma agenda atualizada com os dados de cada contratante do seu serviço, considerando todas as informações importantes para estreitar esse relacionamento. Elimine a barreira entre vocês, mas tenha cuidado para não confundir o profissional com o pessoal.

Outra opção interessante é o uso do CRM (do inglês, Customer Relationship Management), um sistema direcionado para a construção dessa relação com o Cliente.

A partir dele, é possível ter acesso a todo o histórico de forma organizada, desde a fase de captação, até a qualificação, a negociação, a venda e o pós-venda.

 

# 02. Tenha Estratégias de Fidelização

Desenvolva táticas que valorizem os clientes mais antigos e que o procuram com frequência, oferecendo descontos ou bônus na contratação de algum trabalho.

É importante que eles sintam-se prestigiados ao recorrerem à sua empresa. Mas fique atento: a lealdade é uma via de mão dupla e deve, portanto, vir também do prestador de serviços. Lembre-se que um público satisfeito não procura a concorrência.

 

# 03. Ouça Seu Cliente

Elogios, sugestões e reclamações. A tradicional caixinha, geralmente disposta nos balcões das empresas, são mais valiosas do que muitos empreendedores acreditam.

Afinal, ali estão referências cruciais para entender o que agrada os consumidores, em quais aspectos a empresa ou o serviço pode melhorar e quais ações ou formas de atendimento não estão funcionando.

Com o auxílio das novas tecnologias é possível obter esses dados de forma mais moderna, como por meio do telefone, e-mail, redes sociais ou formulários de consulta no próprio site, por exemplo.

Então, faça uma pesquisa de satisfação do Cliente e escute os comentários feitos durante as visitas. Fique atento e tire o melhor proveito dessas informações.

 

# 04. Mantenha Contato

O cliente precisa sentir-se lembrado e, para isso, é fundamental manter o contato com ele. Entretanto, não se trata apenas de enviar mensagens no aniversário ou ligar para “empurrar” novos planos.

É necessário adotar táticas que entreguem valor, mostrando que esse consumidor é importante para a empresa e que você esta à disposição para solucionar as questões dele.

Para isso, seja um consultor em seu negócio. Informe-os sobre os serviços que contrataram, como podem aproveitar da melhor forma e quais são as tendências relacionadas à sua área que os interessam.

Essa ação pode, inclusive, incentivá-los a solicitarem um novo atendimento.

 

# 05. Não Compartilhe Seus Problemas e Seja Ético

Ter uma relação transparente com seu público é interessante para aproximá-lo e fazer com que tenha mais confiança no que você oferece.

No entanto, alguns assuntos internos não precisam ser abordados, como os problemas pelos quais sua empresa passa ou alguma dificuldade em curso.

Tudo isso pode ser associado à falta de profissionalismo e insegurança, por exemplo, o que prejudicaria e muito o seu negócio.

Além disso, também tenha cuidado em manter o sigilo. Não comente informações de um cliente com outro, principalmente quando atuam na mesma área — isso seria o suficiente para jogar sua credibilidade por água abaixo.

 

# 06. Prepare-se Para Fazer Marketing Digital

Atualmente, é impossível fugir da internet. Por esse motivo, você deve estar preparado para utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível. A melhor maneira de se preparar é procurar se especializar sobre aquele assunto, não é mesmo?

Conheça os cursos ofertados pela Faculdade Única:

GESTÃO ESTRATÉGICA EM MARKETING DIGITAL

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E MARKETING

Fonte: Conta Azul

 

Conheça Única

A Faculdade Única é uma instituição educacional voltada para a formação de profissionais capazes de interagir no mercado de trabalho. Além disso, é caracterizada pelo atendimento aos desafios originados da rápida expansão, evolução das diferentes tecnologias e construção do conhecimento.

Portanto, a instituição tem como missão promover o ensino, a pesquisa e a extensão, formando profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

Além disso, a Faculdade Única busca oferecer um ensino de qualidade dentro de uma visão holística, transformadora, integrando teoria e prática.

 

O Certificado EaD Tem a Mesma Validade Que Presencial?

Veja o vídeo abaixo e tire suas dúvidas:

 

Faculdade Única é Reconhecida Pelo MEC?

Todos os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu/Especialização da Faculdade Única atendem às exigências da Resolução nº 01, do dia 08/06/2007, e da Portaria do MEC, nº 1004, do dia 17/08/2017. Também publicada no DOU – Diário Oficial da União, do dia 18/08/2017, com validade em todo o território nacional.

Desta forma, a Única possui validade em todo território nacional e nota 4 (quatro) no IGC (Índice Geral de Cursos). Ele avalia a qualidade dos cursos das instituições de Educação Superior.

Portanto, além de escolher uma instituição credenciada pelo MEC, escolha um curso que vai de encontro aos seus objetivos profissionais. Escolha, ainda, um curso que se encaixe melhor com as suas condições e com o seu dia a dia.

Cursos na modalidade EaD são uma ótima opção para quem não possui tempo disponível para deslocamento. Assim, você investe seu tempo em adquirir conhecimento e evolução em busca de um lugar no mercado de trabalho. 

Então, com o curso EaD é possível estudar em casa, no conforto com a família, cuidando dos filhos. Dito isso, na modalidade EaD você estuda onde e quando quiser, administrando seu próprio tempo.

Saiba mais: Faculdade Única É Reconhecida Pelo MEC?

 

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Bárbara Costa

Autor: Bárbara Costa

Jornalista


Evento realizado entre os dias 25 e 29 de junho de 2018, na Faculdade Única de Timóteo https://t.co/JhH0Y7b98h

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