Como podemos te ajudar?

COMO FUNCIONA

A partir de agora, você irá conhecer com é estrutura e o funcionamento do seu curso!

ASPECTOS LEGAIS JUNTO AO MEC

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UCAM (Universidade Cândido Mendes) atendem todas as exigências da Resolução N° 01, de 08/06/2007 e da Portaria de Credenciamento EaD junto ao Ministério da Educação (MEC) n° 918, de 15/08/2017, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) em 16/08/2017, com validade em todo território nacional.

MATRÍCULA

As matrículas nos cursos de pós-graduação lato sensu são abertas a candidatos diplomados em cursos de graduação (tecnológico, licenciatura ou bacharelado) devidamente reconhecidos pelo MEC e que atendam às exigências da UCAM.

O aluno poderá realizar sua matrícula a qualquer momento que desejar pelo site oficial: www.ucamprominas.com.br ou com um de nossos parceiros espalhados em todo território nacional.

ATENDIMENTO

Durante todo o curso o aluno contará com apoio de uma equipe pedagógica, que estará de plantão de segunda a quinta-feira de 8h às 18h e sexta-feira de 8h às 17h. Além disso, o aluno será atendido também por meio de e-mail (faleconosco@ucamprominas.com.br), WhatsApp (31) 9 8411-3950, 0800 283 8380, redes sociais, ouvidoria e chat on-line, objetivando esclarecimentos sobre o funcionamento do curso, dinâmica das disciplinas e plataforma de estudos.

DURAÇÃO DO CURSO

Todos os cursos têm duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses. Caso o aluno necessite de um prazo maior para conclusão deverá entrar em contato para análise e verificação do procedimento vigente.

Exceto o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho e os cursos com carga horária a partir de 1.000 horas, que têm duração mínima de 12 meses. O prazo de duração do curso será contado a partir da data de confirmação do pagamento da taxa de matrícula.

METODOLOGIA

A metodologia é totalmente inovadora e permite a matrícula do aluno na UCAM a qualquer momento. No ato da matrícula, o aluno receberá informações pertinentes ao seu curso e serão disponibilizadas as apostilas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)/Portal do Aluno. Assim, o aluno poderá iniciar os seus estudos imediatamente.

O curso funciona 100% on-line e terá apenas um encontro presencial no seu final para realização das avaliações finais e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A apresentação do TCC será obrigatória apenas para os cursos da área de Engenharia.

MATERIAL DIDÁTICO

A partir da matrícula efetivada, o aluno receberá em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) as apostilas digitais gratuitas, para que possa iniciar seus estudos imediatamente. É importante ressaltar que o aluno deverá manter em dia os pagamentos das mensalidades contratadas e cumprir os demais requisitos obrigatórios para conclusão do curso.

Caso o aluno deseje apostilas impressas, poderá requisitá-las mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$240,00 que poderá ser dividido em até 6 parcelas de R$40,00 e acrescidos ao valor das mensalidades.

O valor de envio por correios será calculado e acrescido ao valor da apostila de acordo com o estado de residência do aluno.

CERTIFICAÇÃO

O certificado de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização será expedido e entregue ao aluno até 90 dias úteis, a partir da data do requerimento expresso realizado pelo aluno junto à UCAM e após o cumprimento de todos os requisitos acadêmicos, administrativos e financeiros necessários à conclusão do curso.

A emissão do certificado de conclusão do curso deverá ser solicitada pelo aluno por meio do Portal do Aluno.

DOCUMENTAÇÕES PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO

Para emissão do certificado de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu o aluno deverá enviar cópia autenticada dos seguintes documentos:

  1. a) Diploma de graduação (cópia autenticada em cartório).
  2. b) Histórico de graduação (cópia de todas as páginas autenticadas em cartório).
  3. c) Certidão de nascimento ou casamento (cópia autenticada em cartório).
  4. d) Carteira de identidade (cópia autenticada em cartório).
  5. e) CPF (cópia autenticada em cartório).
  6. f) Comprovante de endereço.

Os documentos deverão ser encaminhados em até 30 dias úteis após a matrícula, para o seguinte endereço: Rua Maria Matos, nº 345 – Loja 05, Centro, Coronel Fabriciano-MG, CEP 35170-111.

DECLARAÇÕES GRATUITAS

No Portal do Aluno, são disponibilizadas as seguintes declarações gratuitas:

  1. a) Cursando – após o pagamento da primeira mensalidade.
  2. b) Matrícula – após o pagamento da taxa de matrícula.
  3. c) Conclusão – após todos os pilares concluídos e toda a vida acadêmica regularizada.

A qualquer momento, após a conclusão do curso, mesmo antes da entrega do certificado, o aluno poderá acessar o Portal do Aluno e imprimir a declaração de conclusão de curso que é gratuita ou solicitar outro modelo de declaração, acompanhada do histórico escolar, caso seja necessário.

Caso necessite de uma declaração personalizada, o aluno deverá consultar os valores e os prazos de envio vigentes. Esta solicitação deve ser realizada no próprio Portal do Aluno ou por meio do e-mail declaracao@ucamprominas.com.br.

PILARES OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO

Para receber o certificado de Especialista, ou seja, Pós-graduação Lato Sensu, o aluno deverá cumprir todos os itens abaixo:

  1. a) O curso deverá ter duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses. Exceto o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho e os cursos com carga horária a partir de 1.000 horas, que têm duração mínima de 12 meses.
  2. b) Ser aprovado em todas as disciplinas do curso com nota mínima de 7 pontos.
  3. c) Ter quitado todas as parcelas/mensalidades do curso.
  4. d) Entregar todos os documentos exigidos em até 30 dias após a matrícula, para efetivação da matrícula e emissão do certificado de conclusão do curso.
  5. e) Ser aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

AVALIAÇÕES

Durante o curso, o aluno deverá realizar duas avaliações, Avaliação On-line (AVO) e Avaliação Final (AVF), ambas no valor de 10 pontos.

A nota final do aluno será a média obtida por meio do somatório das notas das duas avaliações (AVO e AVF).

Por exemplo, se um aluno obteve 8,0 pontos na AVO e 10,0 pontos na AVF, a sua nota final será: (8,0 + 10,0) / 2 = 9,0.

A Avaliação On-line (AVO) funciona da seguinte forma:

– Será realizada por meio do Portal do Aluno.

– Terá 10 questões objetivas.

– A sua liberação será realizada conforme o pagamento das mensalidades.

A Avaliação Presencial Final (AVF) funciona da seguinte forma:

– É composta por 5 questões objetivas para cada disciplina.

– Somente poderá ser realizada após a quitação de todas as mensalidades do curso, por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

– Somente poderá ser realizada após o aluno tiver cursado o período mínimo definido para conclusão do curso.

O aluno terá o prazo de até 7 dias úteis, contados a partir da data de realização da avaliação, para solicitar por e-mail (tutores@ucamprominas.com.br) a revisão de avaliações ou notas.

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 7 pontos na disciplina, deverá acessar a recuperação por meio do Portal do Aluno/AVA. A avaliação de recuperação poderá ser composta por questões dissertativas (resenha crítica, resumo, dentre outros) e terá o valor de 10 pontos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O TCC é um trabalho acadêmico que consiste na sistematização, registro e apresentação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, produzidos na área do curso, como resultado do trabalho de pesquisa, investigação científica e extensão.

Na Universidade Candido Mendes – UCAM o TCC é um requisito obrigatório para a conclusão dos cursos de Pós-Graduação.

TROCA DE CURSO

Por meio do Portal do Aluno/AVA, o acadêmico poderá mudar de curso uma única vez (isento de taxa), dentro do prazo máximo de até 30 dias contados a partir da data de pagamento da taxa de inscrição e poderá aproveitar todas as parcelas quitadas, avaliações, disciplinas aprovadas, documentações, dentre outros.

É importante ressaltar, entretanto, que caso o aluno realize a troca de curso o tempo mínimo exigido para conclusão do novo curso será computado a partir do momento da efetivação da troca, não sendo aproveitado o tempo já estudado pelo aluno no curso anterior.

Ainda tem alguma dúvida?

Esclarecemos tudo pelo Whatsapp.