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COMO FUNCIONA – PÓS-GRADUAÇĀO LATO SENSU – UCAM

ASPECTOS LEGAIS JUNTO AO MEC

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UCAM – Universidade Candido Mendes atendem todas as exigências da Resolução N° 01, de 08/06/2007 e da Portaria de Credenciamento EaD junto ao Ministério da Educação (MEC) n° 918, de 16/08/2017, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) em 17/08/2017, com validade em todo território nacional.

PÚBLICO ALVO

Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológicos).

INSCRIÇÃO

No ato da inscrição será cobrada uma taxa. Quando a inscrição for realizada por um representante da UCAM – Universidade Candido Mendes, o valor da taxa deverá ser paga diretamente a ele e quando a inscrição for realizada no site oficial da instituição (www.ucamprominas.com.br) ou no endereço Av. Acesita, 655 – Bairro Olaria – Timóteo-MG, CEP: 35.180-207, o valor da taxa deverá ser pago junto à UCAMPROMINAS por meio de boleto bancário ou cartão de crédito, podendo ser dividido em até 3 vezes sem juros.

MATRÍCULA

A inscrição somente será efetivada como matrícula quando o acadêmico efetuar o pagamento da primeira mensalidade do seu curso, visto que o prazo de duração do curso é contado a partir dessa data.

DURAÇÃO DO CURSO

Todos os cursos terão duração mínima de 6 (seis) meses e máxima de 18 (dezoito) meses, exceto o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, que tem duração mínima de 12 (doze) meses, contados a partir da confirmação do pagamento da primeira mensalidade, desde que o candidato reúna todos os requisitos mínimos legais para ingressar no curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

METODOLOGIA

Durante o curso haverá 2(dois) encontros presenciais, com aulas,  seminários, avaliações finais e apresentação de TCC, conforme agenda e definição da equipe pedagógica.

A UCAM – Universidade Candido Mendes não trabalha com vídeo-aula, possui material didático próprio, que consiste em apostilas e manuais desenvolvidos por seus professores (Mestres e Doutores) especialistas nos conteúdos ministrados, com grande experiência teórica e prática, disponibilizados aos alunos de Pós-Graduação Lato Sensu por meio do AVA/Portal do Aluno.  O aluno deverá organizar seu tempo para estudos e poderá esclarecer suas dúvidas sobre os conteúdos e demais assuntos pertinentes ao seu curso junto à equipe pedagógica, que estará de plantão de segunda a sexta-feira, de 08 às 18 horas, além do atendimento via e-mail, Whatsapp dos setores, 0800.283.8380 e chat online.

AVALIAÇÕES

1-     A Avaliação Online (AVO) funciona da seguinte forma:

– Será realizada por meio do portal do aluno;

– Cada avaliação conterá 10 (dez) questões de múltipla escolha;

– A liberação será realizada de forma geral ou gradativa, conforme o pagamento das mensalidades.

2-     Avaliação Final (AVF) funciona da seguinte forma:

– A avaliação final poderá ser feita nos encontros presenciais definidos pela equipe pedagógica.

Durante o curso, o acadêmico deverá fazer duas avaliações (AVO + AVF), ambas no valor de 10 pontos cada.  A média das notas será extraída do somatório entre AVO + AVF = 20 pontos : 2 = Média da Nota Final.

Exemplo: AVO = 8 pontos + AVF= 10 pontos, sendo assim, 18:2 = 9 pontos

O acadêmico terá o prazo de até 07 (sete) dias úteis contados a partir da data de realização da avaliação para pedir, por escrito, a revisão de provas ou notas.

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 07 (sete) pontos na disciplina ele deverá entrar em contato com nossa equipe pedagógica e solicitar as avaliações de recuperação.

MATERIAL DIDÁTICO

A Instituição disponibiliza apostilas online (gratuitas), disponíveis em PDF no Portal do Aluno.

Caso o acadêmico tenha interesse também em apostilas impressas (via correios), poderá requisitá-las mediante as seguintes opções:

a)     pagamento de uma taxa no valor promocional de R$ 200,00;

b)     dividir o valor em até 04 (quatro) parcelas (2 x R$120,00 ou 3 x R$ 90,00 ou 4 x R$75,00). As apostilas serão enviadas por meio dos Correios para o endereço do aluno em até 30 (trinta) dias úteis após o pagamento da 1° parcela do material. 

DECLARAÇÕES GRATUITAS

O acadêmico possui disponível no Portal do Aluno as declarações gratuitamente, tais como: Declaração de Matrícula, Declaração de Cursando, Declaração de Conclusão de Curso, Declaração de Ofício e Declaração de Presença nos Encontros Presenciais.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser um trabalho de revisão bibliográfica, que disponha de no mínimo referência de 3 (três) autores acadêmicos, contendo de 5 (cinco) a 10 (dez) páginas, contadas a partir do resumo a conclusão. Não é aceito estudo de caso, projetos, pesquisa em campo ou relato de experiência.

O TCC é uma atividade acadêmica obrigatória que consiste na sistematização, registro e apresentação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, produzidos na área do curso, como resultado do trabalho de pesquisa, investigação científica e extensão.

Após a conclusão do trabalho, o acadêmico poderá enviá-lo para correção a qualquer momento, se confirmado pagamento da primeira mensalidade.

A UCAMPROMINAS tem o prazo de até 30 (trinta) dias úteis para correção do TCC.

No decorrer do curso, o acadêmico poderá entrar em contato com os nossos tutores para orientações sobre o desenvolvimento do trabalho.

Após finalizar seu trabalho, você deverá enviá-lo em um único arquivo “Word” por meio de seu Portal da seguinte forma:

– Selecione o seu curso e clique em “Estudar”. Depois, vá em “Meu Curso” – “Meu TCC” – “Enviar TCC”.

– Logo após coloque o título do seu trabalho e selecione o arquivo.

A correção com urgência é um serviço opcional e tem o valor de R$70,00 (setenta reais). O trabalho será corrigido em 4 (quatro) dias úteis. Para pedir este serviço não é necessário entrar em contato com a instituição. O aluno precisa, primeiro, concluir o seu TCC, anexá-lo e enviá-lo pelo portal. Para isso, realize os seguintes passos:

– Selecione o seu curso e clique em “Estudar”. Depois, vá em “Meu Curso” – “Meu TCC” – “Enviar TCC”.

– Logo após, selecione o arquivo, coloque o título, anexe o arquivo e clique em enviar.

– Um ícone ficará disponível no canto direito da mesma tela. O aluno deverá clicar para solicitar a correção de urgência e gerar o boleto.

Após gerar o boleto, o TCC ficará disponível no campo “Financeiro” do Portal para ser quitado e o setor de TCC será comunicado assim que o sistema confirmar o pagamento do mesmo.

É importante ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso deve ser inédito. Caso seja verificada a evidência de plágio, o acadêmico será REPROVADO nessa disciplina. Neste caso, para concluir o curso, o acadêmico deverá rematricular na disciplina de TCC, efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais, dividido em até duas vezes) e enviar um novo TCC.

A média para aprovação será de 7,0 (sete) pontos.

A defesa do TCC não é obrigatória, exceto para alunos dos cursos da área de Engenharia, que recebem no Portal as orientações para a solicitação de agendamento. Entretanto, caso os alunos matriculados em cursos de outras áreas queiram realizar a defesa do TCC, os mesmos deverão entrar em contato com o setor de Agenda Educacional por meio do e-mail agendaeducacional@portalprominas.com.br, após o recebimento de sua ATA de aprovação.

Somente os alunos matriculados antes de Junho/2015 poderão enviar o TCC para o e-mail tcc@ucamprominas.com.br.

Vale lembrar que o TCC não será aceito em formato, PDF, escaneado, no corpo do e-mail, impresso ou em arquivos separados.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO

O Certificado será emitido pela UCAM – Universidade Candido Mendes e entregue ao acadêmico em, no mínimo, 30 (trinta) dias e, no máximo, 120 (cento e vinte) dias, após o cumprimento, por parte dos alunos, de todos os requisitos necessários para conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

ATENDIMENTO/SUPORTE AO ALUNO

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08h às 18hs, ou ainda, por meio dos nossos canais de comunicação:

1.      faleconosco@ucamprominas.com.br;

2.      Telefone: 0800.283.8380 (recebe ligações de telefones fixo e celular);

3.      Chat online;

4.      Interação online;

5.      Whatsapp dos setores (disponível no site);

6.      ouvidoria@ucamprominas.com.br;

7.      Av. Acesita, nº 655, Bairro Olaria, Timóteo-MG, CEP 35.180-207;

8.      Escritórios regionais.

DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA MATRÍCULA:

1.      Diploma de Graduação (cópia autenticada em cartório);

2.      Histórico de Graduação (cópia autenticada em cartório);

3.      2 Fotos 3×4 (iguais e recentes);

4.      Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia autenticada em cartório);

5.      CPF e Carteira de Identidade (cópia autenticada em cartório);

6.      Comprovante de endereço.

7.      DA POLÍTICA DE CANCELAMENTO OU TRANCAMENTO

É permitido solicitar o cancelamento do curso, sem multa e com a restituição de valores, quando realizado, expressamente pelo aluno, em até 7 (sete) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Após o prazo retrocidado o cancelamento poderá ser realizado, entretanto, não haverá a restituição dos valores pagos.



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