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FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

ASPECTOS LEGAIS JUNTO AO MEC

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu/Especialização da Universidade Candido Mendes – UCAM, atende todas as exigências da Resolução No. 01 do dia 08/06/2007 e da Portaria do MEC No. 1.282 do dia 26/10/2010 e publicada no DOU – Diário Oficial da União no dia 27/10/2010 – Seção 01 e Página: 38, com validade em todo território nacional.

PÚBLICO ALVO

Os cursos de pós-graduação, na modalidade especialização, são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológicos), ou demais cursos superiores reconhecidos pelo MEC.

INSCRIÇÃO

Não há processo seletivo, o aluno pode iniciar seu curso a qualquer momento que desejar. No ato da inscrição será cobrada uma taxa por cada curso e quando a inscrição for feita por um parceiro(a) credenciado(a) pela UCAMPROMINAS, o valor desta taxa deverá ser paga diretamente ao mesmo e quando a inscrição for feita no site oficial da instituição: www.ucamprominas.com.br, ou no endereço: Timóteo/MG – Av. Acesita, 655 – Bairro Olaria – CEP: 35.180-207, o valor da taxa deverá ser quitada junto a UCAMPROMINAS via boleto bancário ou cartão de crédito, podendo ser divididos em até 3 vezes.

MATRÍCULA

A inscrição somente será efetivada como matrícula quando o acadêmico efetuar o pagamento da primeira mensalidade do seu curso, visto que o prazo de duração do curso é contado a partir dessa data, sendo assim, o aluno interessado poderá agilizar seu curso, adiantando o pagamento da primeira mensalidade.

Após a matrícula efetivada, o aluno receberá informações pertinentes ao seu curso. Serão disponibilizadas três apostilas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), também conhecido como “Portal do aluno”, para iniciar seus estudos, além das avaliações e modelos de declarações gratuitas.

TROCA DE CURSO

Pelo Portal/AVA, o aluno poderá mudar de curso uma única vez (isento de taxa), dentro do prazo máximo de até 120 dias contados a partir da data de pagamento da taxa de inscrição e poderá aproveitar todas as parcelas quitadas, avaliações, disciplinas aprovadas, documentações etc.

DURAÇÃO DO CURSO

Todos os cursos deverão ter duração mínima de 06 meses e máxima de 18 meses, contados a partir da confirmação do pagamento da primeira mensalidade, considerando também, a data de colação de grau, exceto os cursos de Gestão Escolar de 1.000 horas e de Engenharia de Segurança do Trabalho, que deverão ter duração mínima de 12 meses.

A duração exata do curso depende exclusivamente do ritmo de cada aluno, que deverá cultivar uma disciplina adequada ao bom andamento dos estudos, aliado a um bom planejamento, para concluir o curso no menor prazo permitido.

METODOLOGIA

A UCAMPROMINAS disponibiliza o seu material didático através do portal do aluno. O material consiste em apostilas e manuais desenvolvidos por seus professores (Mestres e Doutores) especialistas nos conteúdos ministrados, com grande experiência prática e acadêmica. Nossos materiais didáticos são de ótima qualidade, o que pode ser atestado pelos depoimentos dos nossos alunos e ex-alunos.

A UCAMPROMINAS não trabalha com vídeo-aula, portanto, nesta modalidade de ensino, os cursos são ministrados através da internet com o material didático disponível no AVA/Portal do Aluno ou com material impresso em apostilas personalizadas.

O aluno deverá organizar seu tempo para estudos e poderá esclarecer suas dúvidas sobre os conteúdos e demais assuntos pertinentes ao seu curso junto à equipe pedagógica, que estará de plantão de segunda a sexta-feira, de 08 às 18 horas, além do atendimento via e-mail, whatsapp dos setores, 0800.283.8380 e chat online.

AVALIAÇÕES

Avaliações
Para facilitar e otimizar o seu processo de estudo, realizamos algumas mudanças em nosso sistema de avaliação em vigor a partir de 22 de novembro de 2017. Fique tranquilo, pois a seguir você terá todas as informações para uma transição satisfatória. Confira as mudanças:
1-A AVD (Avaliação Digital) passa a se chamar Avaliação Inicial, e terá as seguintes características:
– Será realizada por meio do portal do aluno;
– Cada avaliação conterá 10 questões de múltipla escolha;
-A liberação será realizada de forma geral ou gradativa conforme o pagamento das mensalidades.

2-A AVP (Avaliação Presencial) passa a se chamar Avaliação Final e funcionará da seguinte forma:
– Poderá ser realizada somente após a quitação do financeiro e 5 meses de curso (ou 11 meses para cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho);
– A avaliação conterá 5 questões de múltipla escolha de cada módulo estudado;
– Será disponibilizado no Portal do Aluno no campo Avaliações.

3-A nova AVS (Avaliação de Seminário) será realizada da seguinte maneira:
A AVS será aplicada em encontro presencial em data e local previamente divulgados no campo Agenda Educacional em seu Portal do Aluno.

Caso o aluno não localize sua cidade entre os locais de encontro, deverá entrar em contato com a Instituição, desde que tenha quitado todo o financeiro e possua um período mínimo de 5 meses de curso (ou 11 meses para cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho e cursos de 1000 horas).

A média final do curso de Pós Graduação será a somatória dos 3 tipos de avaliações dividido por 3.
Avaliação Inicial + Avaliação Final + AVS (nota do 1º + 2º encontro /2) / 3 = nota final.
Acesse o campo Avaliações no Portal do Aluno para saber “passo a passo” como realizar as avaliações já liberadas.

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser inédito. Durante a avaliação do TCC, caso o professor verifique a evidência de plágio nos trabalhos apresentados, o acadêmico será REPROVADO nesta disciplina. Neste caso, para concluir o curso, o acadêmico deverá rematricular na disciplina de TCC, efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 400,00 pela disciplina e enviar um novo TCC (artigo ou monografia) para novas correções. O valor de R$ 400,00 poderá ser parcelado em até duas vezes.

Importante! Não aceitamos TCC das seguintes formas: em PDF, escaneado, no corpo do e-mail, impresso, em arquivos separados.

Após finalizar seu trabalho, você deve enviá-lo em um único arquivo “word” através de seu Portal da seguinte forma.

Clique no campo: 1- Meu curso; 2- Meu TCC; 3- Enviar TCC.

O aluno poderá enviar o TCC (artigo ou monografia) para correção a qualquer momento após a confirmação do pagamento da 1ª mensalidade. A UCAMPROMINAS tem o prazo de até 30 dias úteis para correções do TCC e o acadêmico terá um prazo de 30 dias úteis a partir do lançamento da nota no sistema para a solicitação do gabarito e/ou revisão da avaliação realizada.

Não fazemos pré-correções do TCC, ele deve ser encaminhado diretamente para a correção final.

A correção com urgência tem valor de R$70,00 e será corrigido em 4 dias úteis. Para pedir este serviço não é necessário entrar em contato com a Instituição, o aluno precisa primeiro concluir o seu TCC, anexá-lo e enviá-lo pelo portal. Para isso realize os seguintes passos:

  1. Selecione o seu curso e clique em Estudar, depois vá em Meu Curso – Meu TCC – Enviar TCC.
  2. Logo após, selecione Artigo ou Monografia, coloque o título do seu trabalho e selecione o arquivo.
  3. Clique em Enviar. Um ícone ficará disponível no canto direito da mesma tela, que o aluno deverá clicar para solicitar a correção de urgência e gerar o boleto.
  4. Após gerar o boleto, o TCC ficará disponível no campo “Financeiro” do portal para ser quitado e o Setor de TCC será comunicado assim que o sistema confirmar o pagamento do boleto.

Atenção: A correção com urgência só pode ser solicitada após o envio do TCC concluído.

DECLARAÇÕES GRATUITAS

O aluno possui disponível no Portal do Aluno as declarações gratuitamente. Caso precise de uma declaração personalizada, você deve consultar os valores de cada e solicitar através do Portal do Aluno no campo “Documentos”, e depois “Solicitação de Declaração”.

São disponibilizadas as declarações: Declaração de Matrícula, Declaração de Cursando, Declaração de Conclusão, Declaração de Ofício e Declaração de Presença em Seminários.

Declaração de Conclusão A qualquer momento após a conclusão do curso, mesmo antes da entrega do certificado, o aluno poderá acessar o site e imprimir a declaração de conclusão (gratuita) ou solicitar um novo modelo de declaração acompanhada do histórico escolar, caso seja necessário.

CERTIFICAÇÃO E CONCLUSÃO DO CURSO

De acordo com a legislação brasileira, o aluno que concluir, com aprovação satisfatória, um curso de pós-graduação lato sensu faz jus ao título de “Especialista”. O Certificado será emitido pela UCAM – Universidade Candido Mendes e entregue ao aluno dentro de um prazo médio entre 60 a 120 dias, após o aluno cumprir todos os pilares obrigatórios para conclusão do curso, conforme descrito no Manual do Aluno.

A primeira via do Certificado será totalmente gratuita, mas, em caso de extravio ou perda pelo próprio acadêmico, a instituição emitirá a segunda via do documento mediante pagamento da taxa no valor de R$ 500,00, referente às despesas administrativas, envio dos correios e custos operacionais.

A qualquer momento após a conclusão do curso, mesmo antes da entrega do certificado, o aluno poderá acessar o site e imprimir a declaração de conclusão (gratuita) ou solicitar um novo modelo de declaração acompanhada do histórico escolar, caso seja necessário.

ATENDIMENTO/SUPORTE AO ALUNO

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08h às 18hs, ou ainda, através dos nossos canais de comunicação:

  1. faleconosco@ucamprominas.com.br
  2. Telefone: 0800.283.8380 (recebe ligações de telefones fixo e celular)
  3. Chat Online
  4. Interação online
  5. Whatsapp dos setores (disponível no site)
  6. ouvidoria@ucamprominas.com.br
  7. Timóteo/MG – Av. Acesita, 655 – Bairro Olaria – CEP: 35.180-207
  8. Escritórios Regionais

PILARES OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO DE CURSO

a-) O curso deverá ter duração mínima de 06 e máxima de 18 meses, exceto apenas os cursos de 1.000 horas e de Engenharia de Segurança do Trabalho, que deverão ter duração mínima de 12 meses;
b-) Ser aprovado em todas as disciplinas do curso com nota mínima de 07 pontos;
c-) Ter quitado todas as parcelas do curso;
d-) Entregar todas as documentações exigidas para efetivar a matrícula e emissão do Certificado do curso;
e-) Ser aprovado no TCC (artigo ou monografia) com nota mínima de 07 pontos;

f-) Ser aprovado no Estágio Supervisionado com nota mínima de 07 pontos;

Atenção: O estágio é obrigatório somente para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho e poderá ser feito a partir do 6º mês de curso.

DOCUMENTAÇÕES PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO – (todas as cópias autenticadas em cartório)

  1. Diploma de curso superior;
  2. Histórico de Graduação;
  3. CPF;
  4. Carteira de Identidade;
  5. Certidão de casamento ou nascimento.

DA POLÍTICA DE CANCELAMENTO OU TRANCAMENTO

É permitido o cancelamento do curso, sem multa e com a restituição de valores, em até sete dias após o pagamento da taxa de inscrição. Após este prazo o cancelamento pode ser realizado, mas não haverá a restituição dos valores pagos.

Para fazer o trancamento do curso, o acadêmico deverá estar em dia com os pagamentos das mensalidades e pagar o valor da taxa estipulada. Em caso de retorno ao curso, o acadêmico poderá reaproveitar todas as mensalidades quitadas ou fazer abatimento no valor de outro curso desejado.



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