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Como funciona

Respondemos suas principais dúvidas sobre a extensão e aperfeiçoamento a distância.

Extensão

ASPECTOS LEGAIS JUNTO AO MEC

Os cursos de Extensão são amparados legalmente pelo Decreto de Credenciamento S/No. de 24/11/1997 e Publicado no Diário Oficial da União No. 228 – Seção: 01 – Página 27484 do dia 25/11/1997, com validade em todo território nacional.

As Novas Regras da Avaliação entraram em vigor em 22 de novembro de 2017 e valem para todos os alunos, independente da data de matricula

MATRÍCULA

As matrículas nos cursos de extensão são abertas a candidatos que possuem Ensino Médio completo, a candidatos matriculados em cursos superiores devidamente autorizados pelo MEC e que atendem as exigências da UCAM.

O aluno poderá realizar sua matrícula a qualquer momento que desejar pelo site oficial: www.ucamprominas.com.br ou com um de nossos parceiros localizados em todo território nacional.

CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

Todos os cursos que possuem carga horária de 60 e 120 horas deverão ter duração mínima de 1 (um) mês e os cursos com carga horária de 180 horas deverão ter duração mínima de 2 (dois) meses.

O prazo de duração dos cursos será contado a partir da confirmação do pagamento da taxa de matrícula.

ATENDIMENTO E SUPORTE AO ALUNO

Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de uma equipe pedagógica que estará de plantão de segunda a quinta-feira de 8h às 18h e sexta-feira de 8h às 17h.

Além disso, o aluno será atendido também por meio de e-mail (capacitacao@ucamprominas.com.br), WhatsApp, 0800 283 8380, redes sociais, ouvidoria e chat on-line, objetivando esclarecimentos sobre o funcionamento do curso, dinâmica das disciplinas e plataforma de estudos.

METODOLOGIA

Os cursos de extensão funcionam 100% on-line. A metodologia é totalmente inovadora e permite a matrícula do aluno na UCAM a qualquer momento.

No ato da matrícula, o aluno receberá informações pertinentes ao seu curso e serão disponibilizadas as apostilas digitais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)/Portal do Aluno. Assim, o acadêmico poderá iniciar os seus estudos imediatamente.

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MATERIAL DIDÁTICO

A partir da matrícula efetivada, o aluno receberá em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) as apostilas digitais gratuitas, para que possa iniciar seus estudos imediatamente.

É importante ressaltar que o aluno deverá manter em dia os pagamentos das mensalidades contratadas e cumprir os demais requisitos obrigatórios para conclusão do curso.

Caso o aluno deseje apostilas impressas do curso de extensão, poderá requisitá-las mediante o pagamento de uma taxa no valor de:

– Carga horária de 60 horas:

  1. a) Parcela única no valor de R$ 30,00.

– Carga horária de 120 horas:

  1. a) Parcela única no valor de R$ 60,00.
  2. b) Dividir em até 2 parcelas (02 X R$ 35,00).

– Carga horária de 180 horas:

  1. a) Parcela única no valor de R$ 90,00.
  2. b) Dividir em até 3 parcelas (02 X R$ 50,00 ou 03 X R$ 37,00).

O valor de envio por correios será calculado e acrescido ao valor da apostila de acordo com o estado de residência do aluno.

As apostilas impressas serão enviadas via correios para o endereço do aluno até 30 dias úteis, após o pagamento da 1ª parcela do material.

AVALIAÇÕES

Durante o curso, o aluno deverá realizar duas avaliações, Avaliação On-line (AVO) e Avaliação Final (AVF), ambas no valor de 10 pontos.

A nota final do aluno será a média obtida por meio do somatório das notas das duas avaliações (AVO e AVF).

Por exemplo, se um aluno obteve 8,0 pontos na AVO e 10,0 pontos na AVF, a sua nota final será: (8,0 + 10,0) / 2 = 9,0.

A Avaliação On-line (AVO) funciona da seguinte forma:

– Será realizada por meio do Portal do Aluno.

– Terá 10 questões objetivas.

– A sua liberação será realizada conforme o pagamento das mensalidades.

A Avaliação Final (AVF) funciona da seguinte forma:

– É composta por 5 questões objetivas para cada disciplina.

– Somente poderá ser realizada após a quitação de todas as mensalidades do curso.

O aluno terá o prazo de até 7 dias úteis, contados a partir da data de realização da avaliação, para solicitar por e-mail (tutores@ucamprominas.com.br) a revisão de provas ou notas.

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 7 pontos na disciplina, deverá acessar a recuperação no próprio Portal do Aluno/AVA. A avaliação de recuperação poderá ser composta por questões dissertativas (resenha crítica, resumo, dentre outros) e terá o valor de 10 pontos.

PILARES OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO

  1. O curso deverá ter duração mínima de 1 mês para os cursos com carga horária de 60 e 120 horas e 2 meses para os cursos com carga horária de 180 horas.
  2. Ser aprovado em todas as disciplinas do curso com nota mínima de 7 pontos.
  3. Ter quitado todas as parcelas do curso.
  4.  Entregar todas as documentações exigidas para efetivar a matrícula e emissão do certificado do curso.

DECLARAÇÕES GRATUITAS

No Portal do Aluno, são disponibilizadas as seguintes declarações gratuitas:

  1. a) Cursando – após o pagamento da primeira mensalidade.
  2. b) Matrícula – após o pagamento da taxa de matrícula.
  3. c) Conclusão – após todos os pilares concluídos e toda a vida acadêmica regularizada.

A qualquer momento, após a conclusão do curso, mesmo antes da entrega do certificado, o aluno poderá acessar o Portal do Aluno e imprimir a declaração de conclusão de curso que é gratuita ou solicitar um outro modelo de declaração, acompanhada do histórico escolar, caso seja necessário.

Caso necessite de uma declaração personalizada, o aluno deverá consultar os valores e os prazos de envio vigentes. Esta solicitação deve ser realizada no próprio Portal do Aluno ou por meio do e-mail declaracao@ucamprominas.com.br.

CERTIFICAÇÃO

O certificado de conclusão do curso de extensão será expedido e entregue ao aluno até 90 dias úteis, a partir da data do requerimento expresso realizado pelo aluno junto à UCAM e após o cumprimento de todos os requisitos acadêmicos, administrativos e financeiros necessários à conclusão do curso.

A emissão do certificado de conclusão do curso deverá ser solicitada pelo aluno por meio do Portal do Aluno.

DOCUMENTAÇÕES PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO

Para emissão do certificado de conclusão do curso de extensão, o aluno deverá enviar cópia autenticada dos seguintes documentos:

  1. a) Certificado de conclusão do ensino médio (autenticado em cartório).
  2. b) Certidão de nascimento ou casamento (autenticado em cartório).
  3. c) CPF (autenticado em cartório).
  4. d) Carteira de identidade (autenticado em cartório).

Os documentos deverão ser encaminhados após a matrícula para o seguinte endereço: Rua Maria Matos, nº 345, Loja 05, centro, Coronel Fabriciano-MG, CEP 35170-111.

TROCA DE CURSO

Por meio do Portal do Aluno/AVA, o aluno poderá mudar de curso uma única vez (isento de taxa), dentro do prazo máximo de até 30 dias contados a partir da data de pagamento da taxa de inscrição e poderá aproveitar todas as parcelas quitadas, avaliações, disciplinas aprovadas, documentações, dentre outros.

É importante ressaltar, entretanto, que caso o aluno realize a troca de curso o tempo mínimo exigido para conclusão do novo curso será computado a partir do momento da efetivação da troca, não sendo aproveitado o tempo já estudado pelo aluno no curso anterior.

Além disso, não será possível trocar de curso caso o aluno tenha entrado em processo de certificação.

Aperfeiçoamento

ASPECTOS LEGAIS JUNTO AO MEC

Os cursos de Aperfeiçoamento são amparados legalmente pelo Decreto de Credenciamento S/No. de 24/11/1997 e Publicado no Diário Oficial da União No. 228, Seção: 01, Página 27484 do dia 25/11/1997, com validade em todo território nacional.

MATRÍCULA

As matrículas nos cursos de aperfeiçoamento são abertas a candidatos que possuem Ensino Superior completo devidamente autorizado pelo MEC e que atendem às exigências da UCAM (Universidade Cândido Mendes).

O aluno poderá fazer sua matrícula a qualquer momento que desejar pelo site oficial: www.ucamprominas.com.br ou com um de nossos parceiros localizados em todo território nacional.

CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

Todos os cursos com carga horária de 240 deverão ter duração mínima de 2 meses e os cursos com carga horária de 300 e 360 horas deverão ter duração mínima de 3 meses de curso.

O prazo de duração dos cursos será contado a partir da confirmação do pagamento da taxa de matrícula.

ATENDIMENTO E SUPORTE AO ALUNO

Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de uma equipe pedagógica que estará de plantão de segunda a quinta-feira de 8h às 18h e sexta-feira de 8h às 17h.

Além disso, o aluno será atendido também por meio de e-mail, WhatsApp, 0800 283 8380, redes sociais, ouvidoria e chat on-line, objetivando esclarecimentos sobre o funcionamento do curso, dinâmica das disciplinas e plataforma de estudos.

METODOLOGIA

Os cursos de aperfeiçoamento funcionam de maneira 100% on-line. A metodologia é totalmente inovadora e permite a matrícula do aluno na UCAM a qualquer momento.

No ato da matrícula, o aluno receberá informações pertinentes ao seu curso e serão disponibilizadas as apostilas digitais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)/Portal do Aluno, também conhecido como Portal do Aluno. Assim, o acadêmico poderá iniciar os seus estudos imediatamente

MATERIAL DIDÁTICO

A partir da matrícula efetivada, o aluno receberá em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) as apostilas digitais gratuitas, para que possa iniciar seus estudos imediatamente.

É importante ressaltar que o aluno deverá manter em dia os pagamentos das mensalidades contratadas e cumprir os demais requisitos obrigatórios para conclusão do curso.

Caso o aluno deseje apostilas impressas do curso de aperfeiçoamento, poderá requisitá-las mediante o pagamento de uma taxa no valor de:

– Carga horária de 240 horas:

  1. a) Parcela única no valor de R$ 120,00.
  2. b) Em até 3 parcelas (02 X R$ 65,00 ou 03 X R$ 47,00).

– Carga horária de 300 horas:

  1. a) Parcela única no valor de R$ 150,00.
  2. b) Em até 3 parcelas (02 X R$ 80,00 ou 03 X R$ 57,00).

– Carga horária de 360 horas:

  1. a) Parcela única no valor de R$ 180,00.
  2. b) Em até 3 parcelas (02 X R$ 95,00 ou 03 X R$ 67,00).

O valor de envio por correios será calculado e acrescido ao valor da apostila de acordo com o estado de residência do aluno.

As apostilas serão enviadas via correios para o endereço do aluno em até 30 dias úteis, após o pagamento da 1ª parcela do material.

AVALIAÇÕES

Durante o curso, o aluno deverá realizar duas avaliações, Avaliação On-line (AVO) e Avaliação Final (AVF), ambas no valor de 10 pontos.

A nota final do aluno será a média obtida por meio do somatório das notas das duas avaliações (AVO e AVF).

Por exemplo, se um aluno obteve 8,0 pontos na AVO e 10,0 pontos na AVF, a sua nota final será: (8,0 + 10,0) / 2 = 9,0.

A Avaliação On-line (AVO) funciona da seguinte forma:

– Será realizada por meio do Portal do Aluno.

– Terá 10 questões objetivas.

– A sua liberação será realizada conforme o pagamento das mensalidades.

A Avaliação Final (AVF) funciona da seguinte forma:

– É composta por 5 questões objetivas para cada disciplina.

– Somente poderá ser realizada após a quitação de todas as mensalidades do curso.

O aluno terá o prazo de até 7 dias úteis, contados a partir da data de realização da avaliação, para solicitar por e-mail (tutores@ucamprominas.com.br) a revisão de provas ou notas.

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 7 pontos na disciplina, deverá acessar a recuperação no próprio Portal do Aluno/AVA. A avaliação de recuperação poderá ser composta por questões dissertativas (resenha crítica, resumo, dentre outros) e terá o valor de 10 pontos.

PILARES OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO

  1. O curso deverá ter duração mínima de 2 (dois) meses para os cursos com carga horária de 240 horas e 3 (três) meses para os cursos com carga horária de 300 e 360 horas.
  2. Ser aprovado em todas as disciplinas do curso com nota mínima de 7 pontos.
  3. Ter quitado todas as parcelas do curso.
  4. Entregar todas as documentações exigidas para efetivar a matrícula e emissão do certificado do curso.

DECLARAÇÕES GRATUITAS

  1.  Cursando – após o pagamento da primeira mensalidade.
  2.  Matrícula – após o pagamento da taxa de matrícula.
  3.  Conclusão – após todos os pilares concluídos e toda a vida acadêmica regularizada.

A qualquer momento, após a conclusão do curso, mesmo antes da entrega do certificado, o aluno poderá acessar o Portal do Aluno e imprimir a declaração de conclusão de curso que é gratuita ou solicitar um outro modelo de declaração, acompanhada do histórico escolar, caso seja necessário.

Caso necessite de uma declaração personalizada, o aluno deverá consultar os valores e o prazo de envio vigentes. Esta solicitação deve ser realizada no próprio Portal do Aluno ou por meio do e-mail declaracao@ucamprominas.com.br.

 

CERTIFICAÇÃO

O certificado de conclusão do curso de aperfeiçoamento será expedido e entregue ao aluno até 90 dias úteis, a partir da data do requerimento expresso realizado pelo aluno junto à Faculdade e após o cumprimento de todos os requisitos acadêmicos, administrativos e financeiros necessários à conclusão do curso.

A emissão do certificado de conclusão do curso deverá ser solicitada pelo aluno por meio do Portal do Aluno.

DOCUMENTAÇÕES PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO

Para emissão do certificado de conclusão do curso de aperfeiçoamento, o aluno deverá enviar cópia autenticada dos seguintes documentos:

  1. a) Certidão de nascimento ou casamento (cópia autenticada em cartório).
  2. b) CPF (cópia autenticada em cartório).
  3. c) Carteira de identidade (cópia autenticada em cartório).
  4. d) Diploma de graduação (cópia autenticada em cartório).

Os documentos deverão ser encaminhados após a matrícula para o seguinte endereço: Rua Maria Matos, nº 345, Loja 05, centro, Coronel Fabriciano-MG, CEP 35170-111.

TROCA DE CURSO

Por meio do Portal do Aluno/AVA, o aluno poderá mudar de curso uma única vez (isento de taxa), dentro do prazo máximo de até 30 dias contados a partir da data de pagamento da taxa de inscrição e poderá aproveitar todas as parcelas quitadas, avaliações, disciplinas aprovadas, documentações, etc.

É importante ressaltar, entretanto, que caso o aluno realize a troca de curso o tempo mínimo exigido para conclusão do novo curso será computado a partir do momento da efetivação da troca, não sendo aproveitado o tempo já estudado pelo aluno no curso anterior.

Além disso, não será possível trocar de curso caso o aluno tenha entrado em processo de certificação.

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