Consciência negra

No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi estabelecida mediante o projeto de lei nº 10.639, criado em 2003, e atualmente é feriado em cerca de mil cidades em todo o país.

A data representa a luta dos negros, sobretudo no período colonial, pela liberdade e igualdade. A sua importância está atrelada à busca pelos direitos humanos e à contribuição da cultura africana na consolidação da identidade nacional.

 

História

A escolha da data não é por acaso. No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morreu em combate defendendo a libertação dos negros e resistindo ao sistema escravista.

Zumbi é considerado um símbolo de bravura. Ele ganhou respeito e admiração por se opor à escravidão e por lutar pela liberdade de culto e religião.

 

Saiba mais

A Fundação Cultural Palmares, fundada pelo Governo Federal, em 22 de agosto de 1988, foi a primeira instituição pública voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira.

O combate ao racismo, a promoção de igualdade, a valorização, difusão e preservação da cultura negra estão entre as ações da Fundação. Para conhecer os projetos e iniciativas da instituição, clique aqui.


Bárbara Costa

Autor: Bárbara Costa

Jornalista


Evento realizado entre os dias 25 e 29 de junho de 2018, na Faculdade Única de Timóteo https://t.co/JhH0Y7b98h

PROMINAS EM FAMÍLIA: https://t.co/zZo8LVMITL via @YouTube

APARECIDO DA CRUZ - Guarulhos/SP: https://t.co/E3Znbao85w via @YouTube

Grupo Prominas - Faça parte da nossa família!: https://t.co/oq1fdH1kOm via @YouTube



Copyright 2002 © UCAMPROMINAS - Todos os direitos reservados