CREA | O Que é? Qual A Importância Do Órgão Para A Profissão?

crea

Você sabe O Que é CREA? Além disso, você sabe qual a importância dele para o exercício da profissão de Engenheiros e Técnicos? Bom, se você está confuso sobre esse assunto, fique tranquilo!

Afinal, estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas. Vamos Lá?

Primeiramente, o CREA é uma abreviatura da sigla Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Ele é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar as atividades profissionais da engenharia, agronomia e suas ramificações (técnico em Edificações, paisagista, etc).

O CREA é o maior conselho de fiscalização de exercícios profissional da América Latina.

Essas entidades são a manifestação regional do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). Elas têm como missão defender a sociedade de práticas ilegais das atividades que fazem parte do sistema CONFEA/CREA.

Em suma, isso significa que o CREA atua em âmbito regional e o CONFEA em escala federal.

Para garantir a qualidade do serviço e que as normas sejam cumpridas, este órgão trabalha fazendo o registro dos profissionais da área.

Assim, esses registros atestam que o engenheiro está habilitado para desenvolver suas funções com segurança e qualidade.

Além disso, eles também permitem uma fiscalização mais eficiente, ajudando a atingir o objetivo de prezar pela defesa da sociedade contra serviços ilegais.

O CREA possui agentes fiscais que visitam obras públicas e privadas e realizam pesquisas para identificar possíveis irregularidades e a responsabilidade técnica dos serviços feitos.

Assim, quando constatada uma irregularidade, é feita uma notificação ou redigido o auto de infração.

Contudo, caso não forem atendidos de acordo com o que a lei exige, o CREA abre um processo administrativo de acordo com o problema. Assim, ele garante a qualidade dos serviços prestados por esses profissionais.

 

CREA | Qual a Importância Para o Engenheiro?

O CREA comprova que o profissional frequentou e concluiu um curso de nível técnico ou superior da área reconhecido pelo MEC e que está apto para exercer a função em questão.

Isso porque engenheiros lidam com projetos que, muitas vezes, podem colocar em risco a segurança e o bem-estar das pessoas. Por isso, há a necessidade de um documento que comprove que o profissional está habilitado para desenvolver seu trabalho.

Além disso, sem o CREA é impossível que o profissional emita o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento requerido para ser responsável pelos serviços prestados.

Fonte: CREA MG

 

Seja Um Engenheiro De Segurança do Trabalho

A Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho tem por objetivo conceder ao profissional a bagagem necessária para uma carreira promissora.

Competências para gestão de orçamentos; acompanhamento de projetos, obras, recepção de equipamentos, elaboração de procedimentos de segurança; preparação e gestão de situações de crise. Além disso, análise de acidentes e reconhecimento de doenças profissionais.

O curso também tem como objetivo direcionar o aluno no cumprimento de medidas de segurança. Como, por exemplo, a manutenção eficiente e segura, proteção coletiva, administrativa e medidas de proteção individual.

Além disso, a formação orienta o aluno no desenvolvimento de campanhas e programas de duração permanente para conscientizar, educar e esclarecer trabalhadores quanto à importância da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais que comprometem a saúde e segurança do trabalhador.

 

Detalhe do Curso

O Curso de Especialização tem caga horária de 600h. Conheça as disciplinas:

→ Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho – 20h.
Prevenção e Controle de riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações – 80h.
Higiene do Trabalho – 140h.
→ Proteção do Meio Ambiente – 45h.
→ Proteção contra Incêndio e Explosões – 60h.
Gerência de Riscos – 60h.
Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento – 15h.
Administração Aplicada à Engenharia de Segurança – 30h.
O Ambiente e a Doenças do trabalho – 50h.
Ergonomia – 30h.
→ Legislação e Normas Técnicas – 20h.
Metodologia do Trabalho Científico – 50h.

Quero Me Matricular!

 

Conheça Faculdade Única

A Faculdade Única é uma instituição educacional voltada para a formação de profissionais capazes de interagir no mercado de trabalho. Além disso, é caracterizada pelo atendimento aos desafios originados da rápida expansão, evolução das diferentes tecnologias e construção do conhecimento.

Portanto, a instituição tem como missão promover o ensino, a pesquisa e a extensão, formando profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

Além disso, a Faculdade Única busca oferecer um ensino de qualidade dentro de uma visão holística, transformadora, integrando teoria e prática.

 

O Certificado EaD Tem a Mesma Validade Que Presencial?

Veja o vídeo abaixo e tire suas dúvidas:

 

Faculdade Única é Reconhecida Pelo MEC?

Todos os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu/Especialização da Faculdade Única atendem às exigências da Resolução nº 01, do dia 08/06/2007, e da Portaria do MEC, nº 1004, do dia 17/08/2017. Também publicada no DOU – Diário Oficial da União, do dia 18/08/2017, com validade em todo o território nacional.

Desta forma, a Única possui validade em todo território nacional e nota 4 (quatro) no IGC (Índice Geral de Cursos). Ele avalia a qualidade dos cursos das instituições de Educação Superior.

Portanto, além de escolher uma instituição credenciada pelo MEC, escolha um curso que vai de encontro aos seus objetivos profissionais. Assim, escolha, ainda, um curso que se encaixe melhor com as suas condições e com o seu dia a dia.

Cursos na modalidade EaD são uma ótima opção para quem não possui tempo disponível para deslocamento. Assim, você investe seu tempo em adquirir conhecimento e evolução em busca de um lugar no mercado de trabalho.

Então, com o curso EaD é possível estudar em casa, no conforto com a família, cuidando dos filhos. Dito isso, na modalidade EaD você estuda onde e quando quiser, administrando seu próprio tempo.

Saiba mais: Faculdade Única É Reconhecida Pelo MEC?

 

Gostei! Quero Me Matricular!


Bárbara Costa

Autor: Bárbara Costa

Jornalista


Evento realizado entre os dias 25 e 29 de junho de 2018, na Faculdade Única de Timóteo https://t.co/JhH0Y7b98h

PROMINAS EM FAMÍLIA: https://t.co/zZo8LVMITL via @YouTube

APARECIDO DA CRUZ - Guarulhos/SP: https://t.co/E3Znbao85w via @YouTube

Grupo Prominas - Faça parte da nossa família!: https://t.co/oq1fdH1kOm via @YouTube



Copyright 2002 © UCAMPROMINAS - Todos os direitos reservados