6 Dicas Incríveis Para Você Começar a Empreender

empreender

Empreender e Inovar. Será que que é possível? De acordo com o húngaro Miklos Grof, sim. “É difícil, mas não impossível”, ele afirma.

À frente da startup brasileira CNPJFácil, que ajuda as novas empresas a se organizarem burocrática e financeiramente, ele foi o moderador da mesa “Como Começar Uma Empresa de Inovação em 2018?”, durante a Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, em 2018.

Ao lado dos empresários Arthur Garutti, da aceleradora ACE, e Thiago Pereira, da Advisor BPO, Miklos reuniu dicas de como todo novo empreendedor deve se organizar para colocar sua ideia em prática com segurança. Além disso, explicou como ter estrutura para negociar com potenciais investidores.

Segundo ele “o que todo mundo precisa ter em mente é que será preciso mudar o estilo de vida no início”, explica.

Quando saiu do emprego em Londres para Empreender no Chile, Miklos precisou minimizar ao máximo todos os seus custos.

Para isso, colocou tudo no Excel e mensurava, mês a mês, o que poderia ser ajustado. “Até a quantidade de cerveja que eu tomava com os amigos precisou ser reduzida”, brinca.

Com base nessa experiência, conheça 6 Dicas Incríveis Para Começar a Empreender:

 

# 01. Reduza Custos

Segundo os empresários, é ilusão acreditar que será viável manter o padrão de vida nos primeiros anos do negócio. Para começar a Empreender, o ideal é reduzir ao máximo os custos, cortar luxos e estabelecer prioridades.

Portanto, será necessário enxugando ao máximo o orçamento mensal. Assim, será possível prolongar a durabilidade do investimento inicial, o que ajuda a empresa a ter mais estrutura para se estabelecer.

Além disso, nos primeiros meses, é bastante comum que o quadro de profissionais seja composto apenas pelos sócios.

Por isso, você terá que fazer de tudo: da estratégia de negócios ao trabalho braçal. “O mais importante nesse momento é ter força de vontade, será preciso abrir mão de muita coisa para Empreender”, comenta Thiago Pereira, da Advisor BPO.

 

# 02. Colocando o Produto no Mercado

O ideal é que ele esteja na fase do MVP (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável). Segundo o  empresário Arthur Garutti, da ACE, “é aquele produto que você tem vergonha de colocar no mercado”.

Em linhas gerais, isso significa que se o produto já foi validado pelo cliente, mesmo que ele ainda não esteja acabado do jeito que você espera, já pode ser colocado no mercado.

“Crie uma página que mostre o potencial de vender bolos, por exemplo. Se alguém pedir o bolo, você faz e entrega”, comenta Arthur.

Do contrário, quando se espera muito para dar início à empresa, a pessoa corre o risco de ver um concorrente chegar primeiro e “roubar” sua ideia.

 

# 03. Quanto Dinheiro Preciso Guardar?

Antes de mais nada, é preciso reformular o estilo de vida. Em seguida, com essa nova projeção de valor mensal, o indicado é ter dinheiro guardado para 18 meses.

“Vai demorar para o negócio começar a ser lucrativo e os fundadores vão precisar se dedicar em tempo integral”, comenta Miklos.

Leia também: 11 Passos Decisivos Para Abrir Sua Clínica de Psicopedagogia

 

# 04. Posso Empreendedor Sozinho ou Preciso de Um Sócio?

O ideal é que a empresa tenha, pelo menos, dois sócios. Além disso, é aconselhável que eles tenham ideias complementares. Isso significa que se um tem mais habilidades comerciais, o outro deve ser mais técnico, por exemplo.

“Temos uma crença muito forte de que empreendedores solitários não criam empresas de alto impacto”, comenta Arthur Garutti.

 

# 05. Habilidades Para Empreender

Existem duas universais, segundo os palestrantes: capacidade de empatia e humildade.

A primeira, é essencial para conseguir se colocar no lugar do cliente, do funcionário e do investidor – e deixar de ser o “dono da razão”.

Já a segunda, é uma forma de garantir que, após o sucesso, você não descuide do negócio e comece a perder a liderança.

“O próprio empreendedor precisa achar que o negócio nunca será bom o suficiente”, comenta Garutti.

 

# 06. Especializar nunca é Demais

A Faculdade Única possui  mais de 40 cursos superiores (em todas as áreas do conhecimento). Em suma, soma-se, também, um leque de cursos de pós-graduação, extensão e de qualificação corporativa. Visando, sempre, atender demandas de aperfeiçoamento acadêmico e profissional.

Conheça nossos cursos na área empresarial!

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

 

Conheça Única

A Faculdade Única é uma instituição educacional voltada para a formação de profissionais capazes de interagir no mercado de trabalho. Além disso, é caracterizada pelo atendimento aos desafios originados da rápida expansão, evolução das diferentes tecnologias e construção do conhecimento.

Portanto, a instituição tem como missão promover o ensino, a pesquisa e a extensão, formando profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

Além disso, a Faculdade Única busca oferecer um ensino de qualidade dentro de uma visão holística, transformadora, integrando teoria e prática.

 

O Certificado EaD Tem a Mesma Validade Que Presencial?

Veja o vídeo abaixo e tire suas dúvidas:

 

Faculdade Única é Reconhecida Pelo MEC?

Todos os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu/Especialização da Faculdade Única atendem às exigências da Resolução nº 01, do dia 08/06/2007, e da Portaria do MEC, nº 1004, do dia 17/08/2017. Também publicada no DOU – Diário Oficial da União, do dia 18/08/2017, com validade em todo o território nacional.

Desta forma, a Única possui validade em todo território nacional e nota 4 (quatro) no IGC (Índice Geral de Cursos). Ele avalia a qualidade dos cursos das instituições de Educação Superior.

Portanto, além de escolher uma instituição credenciada pelo MEC, escolha um curso que vai de encontro aos seus objetivos profissionais. Escolha, ainda, um curso que se encaixe melhor com as suas condições e com o seu dia a dia.

Cursos na modalidade EaD são uma ótima opção para quem não possui tempo disponível para deslocamento. Assim, você investe seu tempo em adquirir conhecimento e evolução em busca de um lugar no mercado de trabalho. 

Então, com o curso EaD é possível estudar em casa, no conforto com a família, cuidando dos filhos. Dito isso, na modalidade EaD você estuda onde e quando quiser, administrando seu próprio tempo.

Saiba mais: Faculdade Única É Reconhecida Pelo MEC?

 

Gostei! Quero Me Matricular!


Bárbara Costa

Autor: Bárbara Costa

Jornalista


Evento realizado entre os dias 25 e 29 de junho de 2018, na Faculdade Única de Timóteo https://t.co/JhH0Y7b98h

PROMINAS EM FAMÍLIA: https://t.co/zZo8LVMITL via @YouTube

APARECIDO DA CRUZ - Guarulhos/SP: https://t.co/E3Znbao85w via @YouTube

Grupo Prominas - Faça parte da nossa família!: https://t.co/oq1fdH1kOm via @YouTube



Copyright 2002 © UCAMPROMINAS - Todos os direitos reservados