Faculdades Prominas e UFV desenvolvem projeto de Vacina Contra a Dengue

São previstos 2 anos de pesquisa 

No último semestre de 2017 as Faculdades Prominas em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) lançaram um audacioso projeto em Montes Claros – uma pesquisa que como objetivo encontrar uma vacina contra o vírus da Dengue, especificadamente para o sorotipo da dengue tipo 3. Se eficaz, a vacina será testada em três outros tipos do vírus. 

Os pesquisadores

A pesquisa que iniciou nos laboratórios da instituição, que são altamente estruturados para o desenvolvimento da pesquisa relacionando-os a biotecnologia. A pesquisa conta com a participação dos pesquisadores Prof.Dr Caio Roberto Soares Bragança, Profa Me. Joanilva Ribeiro Lopes e pela Profa.Me Ângela Madureira, bem como pelos acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem da Instituição.

 “O primeiro passo se deu através das discussões estratégicas metodológicas de artigos relacionados à doença”, explica a Joanilva.  O professor Dr. Caio Roberto Soares Bragança afirmou que também já estão sendo realizados treinamentos com a equipe, em que são abordadas técnicas avançadas de biologia molecular.

O professor Caio, ainda explica que já existem em fase de teste no Brasil, vacinas de vírus atenuados, mas com esta vacina o vírus continua no corpo, porém de forma inativa. “Desta forma, a própria vacina em alguns casos provoca a volta do desenvolvimento do vírus em alguns organismos do contraente e ainda pode causar aos usuários muitos efeitos colaterais visivelmente ofensivos”, destacou.

Artigos Relacionados: – A Linha do Tempo da Dengue

– Anatomia da Dengue

Oportunidade

A estudante Andréia Pereira, enfatizou que a pesquisa é uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos e ainda poder ajudar. “É muito gratificante poder contribuir para a sociedade de maneira efetiva por meio desta pesquisa”, acrescentou.

Já o aluno Gabriel Filip Durães Dias, se considerou honrado em poder participar e estar entre os selecionados do projeto. “É um sonho de criança poder participar de propostas que podem mudar a vida das pessoas”, refletiu.

Segundo a Diretora Acadêmica das Faculdades Prominas, Ângela Madureira, a instituição se sente honrada em conferir o papel dela de difusora de conhecimento numa pesquisa de tamanha importância. “É gratificante ver o desempenho de todo o corpo docente e discente da faculdade, na qual oferecemos todo o apoio e suporte possível para que os acadêmicos possam fazer algo que reverta esse quadro de contraentes que ainda é grande, e que ajude a melhorar a vida das pessoas”, esclareceu.



Evento realizado entre os dias 25 e 29 de junho de 2018, na Faculdade Única de Timóteo https://t.co/JhH0Y7b98h

PROMINAS EM FAMÍLIA: https://t.co/zZo8LVMITL via @YouTube

APARECIDO DA CRUZ - Guarulhos/SP: https://t.co/E3Znbao85w via @YouTube

Grupo Prominas - Faça parte da nossa família!: https://t.co/oq1fdH1kOm via @YouTube



Copyright 2002 © UCAMPROMINAS - Todos os direitos reservados