A importância da música como ferramenta pedagógica

Educação

Para muitos a música é componente importante para a vida. Alguns não conseguem manter a concentração em alguma atividade se não estiver escutando música. A música também é muito usada para despertar a criatividade, sendo também uma excelente ferramenta pedagógica.

O Ensino da Música no Brasil tornou-se obrigatório no ano de 2012, de acordo com a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Mas a Lei não tornou obrigatória a existência de uma disciplina específica, podendo também ser ensinada como uma atividade dentro das aulas de Artes.

A disciplina deve ser ensinada desde os anos iniciais, pois como comprovado em estudos científicos, o uso da música ajuda no desenvolvimento dos sentidos cognitivos da criança, refinando o seu senso critico e estético, além melhorar o sentido lógico e motor dela.

Durante toda a sua vida escolar o aluno deve ser apresentado para os vários aspectos musicais como, por exemplo, às formas de se produzir sons, os diferentes ritmos e timbres; os instrumentos musicais; jogos pedagógicos; a história da evolução musical na sociedade, entre outras atividades.

Para o profissional que deseja especializar na área, a UCAMPROMINAS oferece cinco cursos de pós-graduação com enfoque em Música. Eles são destinados aos profissionais licenciados em Artes, Música e Educação de maneira geral que tenham como foco a educação musical na Educação Básica, que compreende o Ensino Fundamental e Médio.

Os cursos oferecidos pela Instituição são: Educação Especial e Musical; Educação Infantil e Educação Musical; Educação Musical; Educação Musical e Ensino de Artes e Ensino de Artes e Música. Todos estes cursos tem a carga horária de 495 horas.

 

Assessoria de Comunicação
  • ...

    Leonardo Gomes
    Jornalista e Assessor de Comunicação e Marketing

  • ...

    Guilherme Fernandes Marciano
    Jornalista e Social Media

  • ...

    Bárbara Souza Costa
    Jornalista e Assessora de Comunicação e Marketing